Qui, 02 de maio de 2024, 19:38

UFS nega interferência no DCE, Consu e Conepe
Informações falsas foram divulgadas em ato público e nas redes sociais

A Universidade Federal de Sergipe vem a público informar que são falsas as informações de que a gestão da universidade prepara uma intervenção no Diretório Central dos Estudantes (DCE), no Conselho Universitário (CONSU) e no Conselho do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (CONEPE).

Com a aproximação do término do mandato da representação discente da graduação junto ao Conepe (em 21/05/2024) e ao Consu (em 13/06/2024), a gestão da universidade notificou o DCE, convidando para reuniões para tratar do tema. A oficialização do término do mandato dos representantes não é um ato de interferência ou golpe.

Todavia, em nenhuma das quatro reuniões propostas ao longo do mês de abril, a representação compareceu. A proposta de diálogo preparatório ao processo antecede a convocação da eleição, que é prerrogativa da Reitoria, conforme parágrafo 4º do artigo 4º do Estatuto da UFS. Nesse sentido, ressalta-se que não é correta a informação que atribui ao Conselho de Entidades de Base (CEB) a deflagração do processo eleitoral dos representantes no Consu e no Conepe.

A narrativa em torno da questão deturpa informações e mistura-se a outro factoide, com a falsa acusação contra a Universidade sobre um pedido de “retirada de móveis” no DCE. Em e-mail enviado ao Diretório, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proest) informa: “(...)verificamos que o Contrato de Permissão de Uso de Espaço firmado com o Diretório Central dos Estudantes (DCE) está sem vigência, necessitando de regularização. Também não encontramos registro de contrato de comodato entre os bens de patrimônio da UFS que estão à disposição do citado Diretório. (...) considerando o caráter interlocutório da PROEST, solicito apoio na discussão com o DCE a fim de procedermos com a regularização.”. A iniciativa visa, pois, a regularização documental da sede e dos bens materiais ali depositados, cuja responsabilidade é compartilhada com a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis. Portanto, não é verdadeira a informação de que a Universidade busca sabotar a sede do DCE.

Com responsabilidade, a UFS explica as informações que circularam de forma equivocada e destaca que a instituição valoriza e respeita a autonomia dos órgãos estudantis, reconhecendo sua importância na representação e na defesa dos interesses dos estudantes, assim como a independência dos Conselhos, órgãos máximos desta instituição. Qualquer insinuação contrária a isso, é infundada e deve ser tratada com a devida cautela.

Universidade Federal de Sergipe

Atualizado em: Sáb, 04 de maio de 2024, 10:33